domingo, 5 de setembro de 2010

NOVELA: PASSIONE

PASSIONE

Ivone Pinto de Souza

Passione é uma novela de Silvio de Abreu, dirigida por Denise Saraceni. Transmitida pela Rede Globo. É uma novela cheia de conflitos e mistérios que aos poucos vão sendo revelados, é representada com seriedade e humor.
A novela mostra duas culturas: a cultura brasileira e italiana. É uma história intrigante. Bet Gouveia que se casou grávida de um filho que não era fruto do seu casamento sofria ao pensar que o seu filho teria morrido no parto, até que na morte do seu marido descobre que seu filho esta vivo e que vive com sua família na Itália. Bet empresaria muito rica, decide fazer justiça e conhecer o seu filho primogênito, dando a ele toda herança que a ele pertencia por direito.
Totó, filho de Bet sofre um golpe por Clara e Fred que moram no brasil. Fred e Clara tentam se vingar de um passado cruel de suas vidas e usam toda sorte de maldade pelo dinheiro.
Esta novela, que é oferecida para jovens e adultos, retrata temas sociais e familiares como Violência, traição, drogas, problemas familiares, moda, competição, amor, amizade, arte e abuso sexual e trabalho de menor de dezoito anos. São assuntos que na vida real também estão presentes com freqüência.
O respeito, o amor, a dignidade, honestidade, profissionalismo são valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos firmados pela novela. Já os valores negados pela novela, são valores como falsidade, desonestidade, traição, abusos, exploração, desigualdade e irresponsabilidade, pois há na novela uma luta constante contra esse tipo de valor. Estes valores são considerados criminosos e errôneos e por isso são negados. Como por exemplo, a personagem Clara, é falsa, é desonesta, e comete crimes como, o furto, Totó nega os valores de Clara e tenta fazer justiça colocando-a na prisão.
Passione representa os conceitos do mundo em que vivemos com seriedades e humor, ou seja, alguns personagens representam esses conceitos como os conceitos de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, com muito humor outros não representam com humor. As cenas com humor ou sem humor sempre propõem reflexões sobre tais conceitos, conceitos do nosso mundo. Exibe os conflitos e concordância entre idéias tão diferentes dentro da sociedade.
As cenas da novela levantam indagações sobre vários problemas enfrentados na nossa realidade. Problemas estes enfrentados por homens, mulheres e crianças como o aborto, drogas, problemas conjugais, exploração e violência contra a criança, e adoção. Já em relação aos homens sexuais e negros ainda se encontram ausentes na novela.
Os atores presentam os problemas e as possíveis soluções, retratando o papel de homens mulheres e crianças da forma como ocorre na realidade, logo a novela seria uma imitação do nosso mundo real, só com um pouco de exageros, mas isso é coisa de novela.
Os personagens de “Passione” têm características próprias, a diferença é valorizada, e o estilo de cada um varia de acordo com sua personalidade. Há personagens que usam roupas sociais, outras usam roupas dins, alguns usam roupas coloridas e floradas, as consideradas bregas por alguns, já outros usam modelos modernos. E não há nenhuma caricatura pejorativa.
Os produtos vendidos nas propagandas veiculadas nos comerciais da novela são para os mesmos públicos que á assiste. São produtos como roupas, causados, automóveis e aparelhos tecnológicos como, por exemplo, o aparelho GPS que Jéssica comprou para seguir os passos de Berilo. A novela forma idéias positivas sobre cada produto vendido nesses comerciais.
Passione tem um grande poder de influencia sobre o comportamento das pessoas da sociedade, na moda, na maneira de falar e na forma de pensar. É comum ver pessoas com roupas idênticas a roupas que os personagens da novela usam, assim como falando da mesma forma e usando as mesmas gírias, ou ditos de outras línguas.
Essa novela causa um impacto cultural positivo na sociedade, porque é conhecendo culturas distintas que passamos a respeitar as diversidades culturais. Se eu pudesse reescrevê-la acrescentaria uma representação maior do mundo da arte, acrescentaria ao grupo de atores um artista (além de Melina que trabalha com a moda), por exemplo, sendo ele musico, ou dançarino, ou pintor, e que exercesse tal função durante a novela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário