domingo, 5 de setembro de 2010

FILME: O SHOW DE TRUMAN


FILME: O SHOW DE TRUMAN
Ivone Pinto de Souza
O filme O Show de Truman leva os telespectadores a refletir sobre a mídia e a invasão de privacidade. O principal personagem é Truman representado por Jim Carrey e sendo dirigido por Peter Weir.
Truman é filmado por várias câmeras, cada ação, cada gesto seu é registrado e transmitido para muitos telespectadores que pagam para assisti-lo vinte e quatro horas por dia, desde o seu nascimento.
A vida de Truman é registrada e ele vive na mais pura inocência, por trinta anos, de que todos a sua volta são atores, e na verdade ele vive aprisionado em uma cidade cenográfica. A partir do momento em que ele começa perceber essa realidade ele começa a buscar a liberdade, que se torna o seu principal interesse.
No filme a imprensa, a emissora de TV e o personagem Truman lutam por interesses opostos. Enquanto a rede televisiva deseja aprisionar o personagem no mundo da fantasia, visando o lucro, não respeitando os princípios éticos, Truman Luta pela liberdade, liberdade de viajar e conhecer o mundo real.
Através dessas reflexões, pode-se perceber que o papel da mídia no filme é manipular, invadir a privacidade e aprisionar. Há uma relação entre a nossa realidade e esta ficção. Ao assistir TV pode-se perceber que a imprensa esta presente em situações intimas e particulares das pessoas, principalmente quando se trata de atores e pessoas de classe alta, tornado publica a vida as particularidades e intimidades.
A história mostrada no filme nos faz perceber que a TV assim como toda a mídia, pode ser uma prisão, deixamos de viver a nossa vida a nossa maneira, e nos deixamos aprisionar sem percebermos, já que a mídia é forte em manipular opiniões. Muitas vezes não dominamos a mídia, a informação, e ela nos domina, por isso é tão importante que desenvolvamos em nós a capacidade de sempre ter uma opinião critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário