domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha do Filme: O Quarto Poder

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Professor: Adriana de Oliveira
Aluno: Ivone Pinto de Souza


FILME: O QUARTO PODER
Ivone Pinto de Souza

“O Quarto Poder” é um filme que mostra o trabalho do repórter e o poder da imprensa sendo que o tema central é “a mídia e a sociedade”. Os principais personagens do filme são Max Brackett repórter da TV americana e Sam Baily um ex-segurança de um museu que luta para conseguir o seu emprego de volta de forma errada e acaba encrencado, o repórter por sua vez aproveita a oportunidade e tenta garantir um furo de reportagem, e voltar a se o repórter mais popular da TV americana através da manipulação televisiva.
Existe uma relação entre os interesses individuais e a conduta ética dos dois personagens. Ambos lutam pelos seus interesses pessoais de forma a não se importar com as conseqüências ou prejuízos causados aos envolvidos. O filme e os atos de Max Brackett mostram o poder da influência que imprensa pode exercer. Ao mesmo tempo demonstra um conflito ético da imprensa que é colocar a audiência acima de tudo, não importando o que seja necessário para atingi-la e as conseqüências destes atos. Assim sendo é notável que o papel da mídia no filme é manipular a opinião publica. Na vida real não é diferente, podemos perceber a grande influencia que a mídia tem sobre o pensamento e gosto das pessoas, a moda é um exemplo disso, do pode de convencimento que a mídia tem, todos querem se espelhar e usar as roupas que os personagens televisivos usam, cortes de cabelos e assim por diante. Em fim, a mídia tem o poder de modificar pensamentos e atitudes e pode influenciar para o bem e para o mal, como mostra o filme, cabe a nós tomar to cuidado e deixar ser influenciados apenas por coisas boas.
O documentário Além do Cidadão Kane, tem muito a ver com o filme O Quarto Poder, retrata o mesmo tema, que mostra como a rede globo manipula pessoas e situações visando aumentar a audiência e lucros, se importando apenas com interesses pessoais. Ataca fortemente a Rede Globo e Roberto Marinho, como grande manipulador de pensamentos escondendo o que acontece na realidade com um grande apoio do regime militar.

Bibliografia
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090430074241AAOLnvh
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/07/258513.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário